“O Futuro Urbano Inclusivo” Dassault Systèmes traz novidade na Smart City Expo Curitiba

A Smart City Expo Curitiba é a edição brasileira da maior rede mundial de eventos relacionado ao tema, originada pelo mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, chancelado pela FIRA Barcelona. O evento teve sua 3ª edição em 2022 e contou com os maiores especialistas do mercado e principais empresas do setor. A Smart City Expo Curitiba foi o lugar para despertar um futuro urbano poderoso: o que vem por aí para as cidades começa aqui. 

Convidada pela Dassault Systèmes, nossa Head Of Sales UVW Soluções e Consultoria, Fernanda Michelowski, foi até o grande evento conferir de perto as novas propostas do mercado da tecnologia durante dois dias.

A feira é voltada para cidades inteligentes, ou seja, as tecnologias que nós podemos utilizar para trabalhar todo ecossistema e a parte de inovação dentro das cidades sustentáveis. O foco é sustentabilidade, por isso, a Dassault Systèmes vem com a Plataforma 3DEXPERIENCE, ou seja, aqui ela não está representando apenas um projeto, mas sim a Plataforma com comunicação para integrar as cidades e todos os nichos, inclusive de órgãos públicos de forma simples e efetiva.” 

O Stand da Dassault Systèmes teve um grande volume de participantes e curiosos, visto que a maioria conhecia apenas as soluções SOLIDWORKS e puderam ver de perto e se surpreender como funciona a Plataforma 3DEXPERIENCE. 

A Dassault Systèmes está trazendo aqui a apresentação de uma Plataforma totalmente integrada, cujo o intuito é apresentar para entidades públicas e privadas uma solução que permita ao gestor público ter uma visão de como ele consegue planejar sua cidade, sua região ou projetos de uma maneira muito mais inteligente. Através da Plataforma 3DEXPERIENCE, ele consegue utilizar módulos da DS de simulação, projetos, desenvolvimento como CAD ou ferramentas SOLIDWORKS, CATIA, e através dessas soluções apresentar projetos que enderecem necessidades de maneira sustentável e inteligente, como o próprio nome do evento já diz.”

Fábio Carvalho e Silva, BT LATAM Marketing Manager Dassault Systèmes. 

Carlos A. B. Galeano, Senior Solution Consultant LATAM, também estava presente no evento e pode conceder seu feedback sobre as primeiras impressões do público com essa nova proposta.  

Nossa missão era trazer o público, principalmente o setor público, para nossa abordagem sobre cidades inteligentes, que é totalmente baseada na gestão, na eficiência da cidade. Nós trouxemos para cá a experiência que chamamos de “O Futuro Urbano Inclusivo”. Esta inclusão ela se refere especificamente à capacidade que a solução 3DEXPERIENCE tem de fazer a integração entre os atores do ecossistema do município ou do Estado.

Basicamente, refere-se à integração das secretarias, das agências, das empresas de utilidades, dos Institutos e inclusive da academia em pró de um ambiente de construção de política pública, aplicado à engenharia, ao planejamento urbano e ao bem-estar social. O que a 3DEXPERIENCE aborda com isso também é uma sustentabilidade muito forte, uma vez que você cria um referencial da cidade pra neste ambiente testar qualquer projeto que esteja trazendo pra cidade e validar esse processo antes de fazer a implementação.” 

Além das soluções apresentadas pela Dassault Sysèmes, a feira contou com diversos outros palestrantes e expositores que trouxeram novas tecnologias para diversos setores. Confira abaixo.

  • TECNOLOGIAS INTELIGENTES PARA CIDADES 

As novas tecnologias podem beneficiar a forma como as cidades funcionam e como as pessoas vivem nelas. Desde educação, saúde, serviços públicos, gestão urbana, mobilidade ou na vida cotidiana em geral, a inovação e a transformação digital têm um papel crucial na melhoria da qualidade de vida. Desta forma, as cidades estão utilizando cada vez mais soluções inovadoras e tecnológicas para redefinir a gestão de serviços públicos, e com isso, criar novas oportunidades de otimizar, personalizar e se adaptar em tempo real. 

  • INOVAÇÃO E NEGÓCIOS DISRUPTIVOS 

Os serviços públicos e as autoridades públicas precisam de uma estratégia sólida de cidade inteligente, e tanto as instituições quanto as startups podem ser parceiros chave para redefinir como a inovação e os avanços tecnológicos podem atender às necessidades da população. Cidades inteligentes não significam apenas novas soluções tecnológicas, mas também a busca por melhoria e eficiência no que já existe. É aqui que a inovação aplicada aos ambientes urbanos se torna significativa, pois pode ajudar a repensar diversas atividades e processos, como: compras públicas, desenvolvimento econômico, serviços ao cidadão, governança, etc.

  • GOVERNANÇA EM UMA SOCIEDADE INTELIGENTE 

Por meio da transformação tecnológica somada a mudança de cultura, a governança na gestão pública pode se tornar acessível a todos os cidadãos. Através do engajamento, da participação cidadã, da transparência, de dados abertos, da informação em tempo real, etc., podem ser criadas novas formas de comunicação e aproximação que sejam significativas para a população. Esta trilha visa explorar o que significa viver em uma cidade inteligente no que tange a sua forma de gestão e interação com aqueles que buscam exercer um papel ativo no desenvolvimento da sua cidade. 

  • MOBILIDADE INTELIGENTE PARA O FUTURO 

O futuro da mobilidade requer uma mudança nos modelos tradicionais de transporte em direção a um novo conjunto de princípios que balizarão como a mobilidade urbana e o deslocamento irão se desenvolver no futuro próximo. Esta trilha apresenta as inovações tecnológicas (software, sistemas inteligentes, etc.) e os modelos sustentáveis e acessíveis para este novo cenário, considerando as estratégias, políticas, projetos e os desafios que as cidades devem resolver. 

  • CIDADES SUSTENTÁVEIS 

A sustentabilidade global e o processo de urbanização juntos são alguns dos maiores e mais urgentes desafios da atualidade e do futuro próximo. A forma como desenvolveremos nossas cidades nos próximos anos determinará, por décadas, como será o mundo em termos de efeitos das mudanças climáticas, desigualdade social, qualidade dos espaços públicos ou padrões ambientais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *