edgecamn

Centro de Torneamento

Usinagem Multitarefas

A utilização de contrapontos, descansos estáveis, sub fusos, torres duplas, juntamente com o eixo C, eixo CY e eixo B são recursos regulares nas máquinas multitarefas atuais. Nesse ambiente rico em colisões, a programação dessas máquinas é simplificada e segura, utilizando as combinações de torneamento e fresamento do EDGECAM em um único ambiente. Com a adição de fresamento simultâneo de 4 e 5 eixos, a simulação dessas máquinas e ferramentas é ainda mais fácil.

Resumo das características

  • Um único ambiente de usinagem;
    Simulação completa da máquina e dos caminhos de ferramentas;
  • Redução de testes na máquina devido as simulações gráficas;
  • Redução de tempo de ciclo de usinagem;
    Verificação completa de colisão em peças e componentes;
  • Suporte para fuso duplo, torre dupla e usinagem em eixos C, Y e B.

Simulação de Torneamento e Fresamento

O EDGECAM oferece um pacote completo da cinemática do ciclo. Todos os ciclos e movimentos são suportados com os gráficos completos da máquina, contrapontos e estabilizadores, fornecendo maior segurança e tranquilidade, pois a peça é totalmente testada antes de chegar à máquina.

O simulador é uma ferramenta muito poderosa, oferecendo detecção completa de colisão e opções de exibição, que permite ao usuário controle total sobre qualquer aspecto da simulação.

Os comandos que estão sendo simulados são apresentados ao usuário, juntamente com quais elementos do programa que podem causar problemas.

As ferramentas de comparação confirmam que a peça está sendo usinada conforme o esperado antes de enviar o código CNC para a máquina.

4 e 5 eixos simultâneos

Possui várias utilizações e muito mais flexibilidade e capacidade que não são oferecidas por outras configurações de máquinas. Com isso em mente, muitos deles possui vários eixos, torres superiores, inferiores, CYB e sub fusos.

O EDGECAM utiliza as mais avançadas tecnologias de usinagem e ciclos de máquina. Com isso, oferece opções de fresamento simultâneo de 4 e 5 eixos. Para muitas indústrias, isso está se tornando uma opção obrigatória em uma máquina de fresamento.

O EDGECAM oferece uma ampla gama de operações de 4 e 5 eixos e controle máximo em seus ciclos, com as opções avançadas de 5 eixos, permitindo um potencial ainda maior. Com a adição de fresamento simultâneo de 4 e 5 eixos, a simulação dessas máquinas e ferramentas é facilitada.

Recursos incluídos

  • Fresamento Axial – Este modo permite ao usuário realizar operações de fresamento utilizando o eixo C com opções rotativas, permitindo a programação ao longo do eixo Z.
  • Fresamento Axial – Este modo permite ao usuário realizar operações de fresamento utilizando o eixo C com opções rotativas, permitindo a programação ao longo do eixo Z;
  • Fresamento no eixo Y – Os recursos de fresamento do eixo Y permitem ao usuário mais controle sobre a criação do caminho da ferramenta e a saída do código CNC. O EDGECAM suporta comutação de plano quando disponível na máquina e mantém o código CNC.

Suporte de cabeçote do eixo B

Em um ambiente de fresamento suporta a utilização do cabeçote do eixo B, seja trabalhando em máquinas de fuso único ou sub fuso.

Para tornos de eixo B, o EDGECAM oferece as seguintes características:

  • Posicionamento de torre superior do eixo B – Permite abordagens mais precisas e variadas para peças de fresamento/torneamento, proporcionando ao usuário mais flexibilidade para programar componentes complexos;
  • Inclinação do eixo B – Para qualquer número de ângulos, permitindo as muitas opções de fresamento disponíveis para trabalhar com qualquer número de recursos, como faces, pockets e furos;
  • Usinagem do eixo B nos fusos principal e secundário – Maximiza a produtividade, permitindo o desempenho ideal da máquina. Esses recursos também são suportados pelas simulações, com detecção de colisão com usinagens de 4 e 5 eixos. Isso fornece feedback preciso da peça que está sendo usinada antes da liberação para a máquina.

Torneamento de 4 eixos da torre superior e inferior

A opção de torneamento com 4 eixos permite grandes vantagens e funcionalidades que nem sempre são facilmente alcançadas no controle da máquina. As técnicas de programação do EDGECAM permitem que use mais de uma torre ao mesmo tempo, no ambiente de programação de fresamento. Isso significa que você pode usar duas ferramentas de corte no mesmo ciclo usando vários comandos com 4 eixos do menu ciclos.

O EDGECAM suporta o uso de configurações de torre superior e inferior, juntamente com a simulação delas, incluindo recursos como:

  • Torneamento espelhado – A funcionalidade EDGECAM programará movimentos de torre que são espelhados em torno de um plano no eixo Z, mostrando os caminhos da ferramenta no lado oposto do plano Z. O ciclo de espelhamento é um comando muito poderoso, que permite a execução de várias operações espelhadas, como por exemplo, uma ferramenta de torneamento para acionar um giro e um giro reverso simultaneamente. A sincronização da torre também será incluída quando necessário.
  • Torneamento equilibrado – Outro dos muitos recursos do EDGECAM são os ciclos balanceados. As torres superior e inferior trabalham opostas em torno do eixo Z. Esses ciclos possuem um parâmetro adicional chamado Z Lead. Utilizar esta opção, instrui a torre ativa a usinar na frente da outra torre pela distância Z Lead, permitindo maior e melhor remoção de metal. Este ciclo é sincronizado automaticamente para um desempenho ideal.
  • Torres sincronizadas – Um recurso frequentemente necessário pelos usuários é a sincronização entre as torres superior e inferior. O EDGECAM executa esta função com facilidade. O uso de comandos de espera simplifica a sincronização das torres superior e inferior quando se deseja usá- las independentemente.

A função de sincronização é um requisito importante para realizar procedimentos de início e parada com as torres superior e inferior, maximizando a eficiência no ciclo. O EDGECAM define visivelmente essas operações na sequência de usinagem.