Não existe mais programação CNC complicada

Comecei no mundo da programação CNC em 1987. E de tempos em tempos eu vi peças que eram complexas de se programar. Peças que hoje são consideradas simples.

Lembro que em meados dos anos 90 o complicado era programar uma lente de farol. Eram pirâmides espalhadas em uma superfície curva. Qualquer peça nesse formato era difícil. E virou febre tentar programar essas peças. Lembro de um programador que fez o programa manualmente em uma empresa que atendi. Tínhamos que dar os parabéns a ele.

No início dos anos 2000 vieram as palhetas de turbina a vapor. Inúmeras máquinas e softwares foram criados para tirar uma palheta pronta da máquina.

No final dos anos 2000 surgiu o Rotor de Turbo. De repente quase todas as Ferramentarias precisavam ou queriam ter a capacidade de criar esses programas. Softwares surgiram com comandos específicos para rotores. Mesmo assim, era necessário um processo bem definido para se ter sucesso.

Nos anos 2010 vieram as roscas transportadoras com passo variável e fundo cônico. Eram muitas horas de trabalho para criar um programa desses. Ferramentas especiais e inclinações foram aplicados para o melhor tempo de corte.

E hoje, depois de um avanço enorme na tecnologia, temos soluções de CAM para resolver todos esses casos facilmente. É gratificante ver que podemos pegar o arquivo 3D de uma rosca transportadora e dizer ao CAM, desbaste! Pronto, em alguns minutos o programa de desbaste está criado, usando 4 ou 5 eixos, e podemos colocar na máquina. O acabamento é feito de forma similar. É espetacular.

Se você tem desafios em diminuir o tempo de programação, consulte a UVW. Teremos o prazer de conversar com você e apontar uma solução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *