É fato que a implantação de um CAM é totalmente afetada por uma interface chamada Pós-processador. Se essa interface não estiver bem desenvolvida, a geração de códigos e a performance do sistema é comprometida. Algumas vezes a implantação de CAM falha miseravelmente devido a um Pós-processador ruim.
Os primeiros sistemas para programação de máquinas CNC usavam uma linguagem chamada APT (Automatically Programed Tool), criada em 1950 no MIT. O APT foi evoluindo e no início dos anos 80 começaram os primeiros sistemas CAM. Esses CAMs eram geralmente compostos de 3 partes. Um software principal, chamado de Processador Gráfico, um arquivo intermediário chamado CLF e uma última parte executada após o Processador Gráfico, chamado de Pós-Processador.
O arquivo CLF (Cutter Location File) era criado para acumular todas as informações criadas dentro do Processador. Era geralmente um arquivo texto, com as ferramentas, movimentos, paradas, velocidades e profundidades usadas na usinagem.
O Pós processador lia o arquivo CLF e transformava o mesmo em código CNC. Dessa forma poderíamos criar o programa para diversas máquinas CNC com um mesmo arquivo CLF. A grande desvantagem desse sistema é que o programa gerado não era igual a simulação feita no Processador Gráfico.
Atualmente a maioria dos CAM ainda cria o arquivo CLF, mas os movimentos da máquina são obtidos pelo Pós-processador direto do Processador Gráfico. Dessa forma temos a vantagem de ter um programa CNC fiel ao programado no Processador Gráfico.
É comum encontrarmos usuários que usam CAM, mas que ainda ajustam o programa CNC na máquina, que ainda perdem horas com otimização manual. Isso é reflexo de um Pós processador ruim e mal desenvolvido.
Algumas empresas têm tantos problemas com Pós-processadores ruins, que compram softwares de simulação de programas CNC. Isso é desnecessário se o Pós-processador estiver bem desenvolvido.
Crie seu programa CNC no CAM, simule, gere o código CNC, carregue na máquina, aperte o botão e deixe fazer. Se sua situação é diferente dessa, você precisa ter uma séria conversa com seu fornecedor de Pós-processador.