eDrawings HTML permite que usuários não CAD interajam com projetos compartilhados

O SOLIDWORKS traz anualmente diversas novidades e atualizações, dentre elas está a capacidade de salvar um arquivo HTML do eDrawings para permitir que um contato que não tenha o CAD, visualize e interaja com seus arquivos no navegador web.

Existem diversos softwares CAD, cada um com sua funcionalidade e capacidade, utilizados em diferentes tipos de empresas e projetos. O problema é que, nem todas empresas possuem instalado o referido software CAD para visualizar os projetos.

Se você trabalha na área de desenvolvimento de produtos, sabe que é comum compartilhar o arquivo do projeto que está sendo desenvolvido com as pessoas envolvidas, solicitando revisão e/ou aprovação. Este processo pode ser cansativo, necessitando enviar e receber o arquivo diversas vezes, correndo o risco de perder alguma informação relevante, se não gerenciar de forma correta. Pensando nisso, surgiram os visualizadores de arquivos CAD, desenvolvidos pela Dassault Systemes.

O eDrawings Viewer, junto com o software SOLIDWORKS, tem ótimos recursos para visualizar arquivos, inclusive DWG/DXF. O visualizador é gratuito e possui recursos avançados de visualização 3D, revisão e extração de medidas de partes do projeto.

Com a função do navegador HTML ficou mais fácil compartilhar um projeto com um cliente que não possui qualquer tipo de CAD, visto que antes era necessário salvar a peça como arquivo executável do eDrawings. Desta forma, o usuário pode visualizar o modelo em 3D e fazer as anotações necessárias. Tudo isso, aliado a uma interface bastante intuitiva.
Confira algumas funcionalidades importantes do programa, as quais são essenciais para uma correta avaliação ou análise do projeto.

CARIMBO
Como o próprio nome explica, esta ferramenta marca virtualmente um símbolo ou palavra em um determinado local da área gráfica do eDrawings. Basta selecionar umas das imagens disponibilizadas no programa e efetuar um clique para posicionar.

COMENTÁRIO
Pode ser feito comentários com informações diversas, por exemplo, o material que será utilizado em determinados componentes do projeto, dúvidas na concepção e em detalhes construtivos, entre outros.
A data e o horário de criação do comentário também ficam registrados.

ANIMAÇÃO DAS VISTAS ORTOGONAIS
Esta ferramenta é muito útil para analisar todos os pontos importantes do projeto, conferir o design do produto e até mesmo para notar alguma deficiência.

Além do formato HTML, existem outras opções de envio, e cada uma deve ser utilizada conforme as necessidades do destinatário.

Se o cliente não possuir o eDrawings Viewer instalado em seu computador e possuir um programa para descompactação de arquivos, o projeto pode ser enviado em um arquivo (.ZIP). Dentro deste terá um arquivo executável do modelo, no qual o destinatário abre, e a instalação do eDrawings Viewer é iniciada automaticamente, juntamente com o modelo.


O eDrawings possui uma versão gratuita e uma versão paga, a qual dispõe de alguns recursos adicionais. Na imagem abaixo, você pode visualizar as ferramentas disponíveis em cada versão.


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *